Home Mac OS X [WWDC 2010] Apple lança Safari 5

[WWDC 2010] Apple lança Safari 5

por Gino Olivato

safari_reader

Seguindo a onda de lançamentos desta semana a Apple liberou na última segunda-feira (07/06) o Safari 5, confirmando as previsões que publiquei neste artigo. Esta nova versão teve seu brilho ofuscado pelo lançamendo do iPhone 4, ela trás novidades como o Safari Reader e a possibilidade de alterar a barra de busca para o Bing ou Yahoo! A figura acima mostra o Reader em ação na pagina do UOL, quando o browser detecta uma notícia, automaticamente aparece o botão Reader na barra de endereço, clicando nela a matéria é destacada e pode ser lida sem os anúncios. Veja també na imagem que selecionei o Bing como buscador.

O fato curioso é o site da Apple: na versão em inglês já está disponivel os informações sobre a versão 5; já em português ainda aparece o Safari 4, conforme as imagens abaixo. O importante é que isso não quer dizer que a versão em nosso idioma não está disponível. Atualizei meu iMac, cujo sistema está em português, e as informações já estavam traduzidas e tudo funcionou perfeitamente.

safari5_web safari4_web

Abaixo segue o print screen da atualização em português e depois a cópia das novidades já traduzidas pela Apple.

safari1

Esta atualização contém novos recursos, incluindo:

  • Leitor do Safari: clique no novo ícone do Leitor para ver artigos na web em uma única página totalmente ordenada.
  • Desempenho melhorado: o Safari 5 executa o JavaScript até 25% mais rapidamente que o Safari 4. Melhor armazenamento de página em cache e aumento da velocidade de navegação com a busca antecipada de instruções DNS.
  • Opção de busca Bing: nova opção de busca Bing para o Campo de Busca do Safari, além do Google e Yahoo!.
  • Suporte de HTML5 melhorado: o Safari é compatível com mais de uma dúzia de novos recursos do HTML5, incluindo o Geolocation, tela cheia para vídeo HTML5, legendas ocultas para vídeos HTML5, novos elementos de divisão (article, aside, footer, header, hgroup, nav e section), Histórico AJAX do HTML5, EventSource, WebSocket, atributo draggable do HTML5, validação de formulários HTML5 e Ruby do HTML5.
  • Ferramentas do desenvolvedor do Safari: um novo Painel de Controle de Tempo no Inspetor Web mostra como o Safari interage com um site e identifica áreas de otimização. Novos atalhos de teclado tornam mais rápida a alternância entre painéis.

Outras melhorias incluem:

  • Campo de endereço mais inteligente: agora o Campo de Endereço Inteligente pode obter coincidências do texto dos títulos das páginas web do Histórico e dos Favoritos, assim como de qualquer parte do URL.
  • Ajuste por abas: abra automaticamente novas páginas web em abas, em vez de em janelas separadas.
  • Aceleração de Hardware para Windows: use a potência do processador gráfico do computador para exibir mídia e efeitos perfeitamente em um PC, assim como em um Mac.
  • Histórico de Buscas com Data: um novo indicador de data na Busca de Histórico Completa mostra quando as páginas web foram vistas.
  • Botão Top Sites/Histórico: alterne facilmente entre os Top Sites e a Busca de Histórico Completa com um novo botão que aparece na parte superior de cada visualização.
  • Ícone de Navegação Privada: um ícone “Privado” aparece no Campo de Endereço Inteligente quando a Navegação Privada está ativada. Clique no ícone para desativar a Navegação Privada.
  • Busca antecipada de instruções DNS: o Safari procura os endereços dos links nas páginas web e pode carregar essas páginas mais rapidamente.
  • Armazenamento de página em cache melhorado: o Safari pode acrescentar tipos adicionais de páginas web ao cache, assim elas são carregadas mais rapidamente.
  • Auditor XSS: o Safari pode filtrar roteiros potencialmente mal-intencionados utilizados em ataques de cross-site scripting (XSS).
  • Suporte para JavaScript melhorado: o Safari permite que os aplicativos web que utilizam a JavaScript Object Notation (JSON) sejam executados mais rapidamente e com maior segurança.

You may also like

Deixe um comentário