Home Mac OS X Veja o que foi revelado sobre o OS X Lion no WWDC 2011

Veja o que foi revelado sobre o OS X Lion no WWDC 2011

por Gino Olivato

Wwdckeynote

A página oficial da Apple – inclusive no Brasil – reflete os anúncios de keynote do WWDC 2011: iCloud, iOS 5 e OS X Lion. Até aí tudo de acordo com o que a Apple já havia confirmado que iria acontecer. No site americano há um link a mais, para assistir a keynote de 117 minutos. Muita coisa nova esta chegando e creio que nossa vida computacional nunca mais será a mesma… como acontece todo do ano!

Elouquente, magro e empolgado, dessa forma Steve Jobs abriu o evento dizendo que este seria focado em software, “a alma de nossos produtos”, ele afirmou. Começando pelo Lion OS X ele chamou Phil Schiller (Senior VP WW Product Marketing) e Craig Federighi (VP OS X Software) para falar sobre o assunto. Depois de falar dos números de sucesso dos computadores da Apple, foram anunciadas as novidades para o Mac OS X, aqui seguem as principais:

Wwwdc lion

Gestos Multitoque que possibilitaram ao usuário interagir de uma nova forma, como scroll, ampliar e rotacionar as telas. Será o fim do mouse na visão da Apple? Os notebooks já vivem bem sem ele e os iMacs tem o Magic Trackpad…

Tela Cheia, essa função é a que mais os novos usuários de Mac lembram da era que utilizavam as janelas. Isso chega ao Mac OS ainda melhor. Além de poder maximizar os aplicativos, será possível navegar entre eles e a Mesa apenas rolando a tela no tochpad, sem que nada saia do modo tela cheia.

Mission Control, essa funcionalidade consegue mostrar em uma única tela tudo o que está acontecendo com seu Mac: Spaces, aplicativos em tela cheia, telas de aplicativos abertas organizadas, tudo com um único toque.

Resume: imagina que você tem vários aplicativos abertos no Lion e quando você reiniciar seu Mac, ele voltará exatamente onde vocês estava, aplicações, janelas, Spaces.. tudo como você deixou, de volta.

Auto Save: Já era hora do Mac OS gravar automaticamente nossos aquivos e deixar que escolhessemos qual seria o melhor: o anterior, o atual, ou que ele não mexesse mais na gravação automática. Agora tudo isso será possível

Version: O Lion conseguirá guardar versões do que mudou em seus documentos, de uma versão para outra, automaticamente. Tudo isso será controlado pelo novo menu que aparecerá quando se clicar no topo da aplicação, de acordo com Phil, será muito parecido com o Time Machine.

Launchpad: direto do iOS para o Mac OS, com o Launchpad é possível organizar as aplicações na tela, ou em pastas, da mesma forma que fazemos hoje com o sistema operacional da plataforma móvel.

AirDrop: Visando substituir o pendrive prá lá e prá cá, a Apple traz no Lion uma característica onde é possível compartilhar arquivos entre Macs, de forma automática e segura, onde seu Mac estará no centro e você poderá enviar fotos e documentos para os Macs a sua volta, sem configurações ou endereços IPs, apenas aceitando o usuário que quer conectar ao seu computador.

Mail: Agora no Lion teremos, barra de favoritos, barra de pesquisa inteligente e o que a Apple chamou de Conversation View, que mostra suas mensagens da forma como elas foram enviadas, muito parecido com a interface do iPad de hoje.

Confirmando o boato sobre distribuição, o OS X Lion estará disponível na Mac App Store pela bagatela de US$29,00. E o mais incrível, para todos os Macs registrados em sua conta, você poderá utilizar a mesma licença. Se você tiver os 5 Macs possíveis – meu caso – cada cópia irá custar US$6,00 dólares! São apenas 4GB. Quando? Tudo isso estará disponível em julho!

O WWDC continua até o dia 10, durante a abertura foram reveladas também novidades do iOS 5 e do iCloud. Já baixei a  versão beta do novo iOS para o iPhone a faremos um post exclusivo sobre o assunto, assim como o iCloud… Como queria estar na California nesta semana.

Crédito das imagens: printscreen do video da Apple

 

You may also like

Deixe um comentário