Quando a minha geração queria assistir algo inadequado à sua idade existiam poucas opções: esperar os pais dormir para assistir Sala Especial na tv, um jornaleiro amigo que vendia revistas à menores ou – já na era do video cassete – emprestar, alugar um filme mais quente. Com a chegada da internet isso mudou radicalmente, as crianças podem se conectar, comunicar, acessar e comprar praticamente tudo. No computador há várias maneiras que os pais pode controlar o conteúdo. Mas e no iPhone, iPad ou iPod: como controlar o acesso e/ou evitar surpresas no final do mês no cartão de crédito ou na conta do celular?
Para isso você pode ativar as Restrições do iOS. Para começar vá em Ajustes → Geral → Restrições. Quando você ativá-la uma senha será solicitada, ela pode ser diferente daquela que bloqueia o aparelho.
Restringindo Aplicativos Nativos: Agora você já pode limitar o que será, ou não, acessado no aparelho. Haverá botões para bloquear o Safari, Youtube, Câmera, FaceTime, iTunes Store, Instalar/Apagar Aplicativos e até silenciar a Siri, no caso do iPhone 4S.
Restringindo Mudanças: Aqui você poderá bloquear tudo relacionado à Localização de do seu dispositivo, caso não deseje ser tão radical é possível escolher quais aplicativos terão acesso às coordenadas GPS. Na opção Contas, você irá controlar a alteração de contas de email, calendário e contatos
Restringindo Conteúdo: Nesta seção é possível limitar o acesso a filmes, programas de TV, aplicativos e até proibir a compra através das apps.
Seja para uso doméstico ou corporativo, você pode limitar o que seus filhos, ou time de vendas, acessem no dia-a-dia com seus iDevices, sem surpresas… mas poderá haver reclamações!