Rolar a tela, quando comecei na informática isso só era possível com as teclas Pg Up e Pg Dn, era também possível variações utilizando a tecla Ctrl em conjunto… Tudo no século passado durante a era Pré Mouse. Comecei com o mouse de rodinhas, depois veio o famoso mouse de bolinha – aquela que tínhamos q limpar periódicamente – e depois fomos para o atual mouse óptico. Com a chegada do notebooks nos familiarizamos com o touchpad. Hoje em meu iMac utilizo um Magic Trackpad, sem o auxílio do rato, em português de Portugal.
Com a interface gráfica e o mouse, conhecemos também as barras de rolagem, que nos auxiliam a mover um texto, planilha ou página da internet para cima, para baixo e para os lados. Nos trackpads da Apple quando passamos dois dedos da parte superior para a parte inferior, a bolinha da barra de rolagem acompanha esse movimento, consequentemente visualizamos o conteúdo que está mais abaixo na tela. Movendo os dois dedos no outro sentido, a bolinha da barra da rolagem sobe e acessamos a parte mais acima do texto.
Agora se você olhar para a tela, quando passamos os dedos para baixo, a tela “sobe” e vice-versa. Para corrigir isso o Lion terá a rolagem ou scroll reverso. A tela se moverá no sentido dos seus dedos. No meu ponto de vista, uma questão de costume, nada que vai mudar a minha vida, mesmo porque é configurável. Se você quiser testar e ir se preparando para a nova versão do Mac OS X, há um aplicativo grátis que faz isso, o Scroll Reverse. Com ele você inverte o sentido do scroll em seu Mac e já pode acostumar seu cérebro às novidades do Lion.
APLICATIVO: Scroll Reverse
PREÇO: Grátis
DOWNLOAD