Filmadoras: antes do YouTube e os filmes digitais haviam as Camcorders (Camera Recorder) meu primeiro emprego foi como iluminador de filmagens, quando ainda era necessário uma câmera e um vídeo cassete separado (PK959 + NV860) estamos falando de 1989, eu ainda tinha cabelo! Na decada de 90 quando elas se popularizaram, todo mundo teve uma tia que viajou e quando voltou o obrigou a ver o filme da viagem: chato, tremido e muito longo!
Hoje publicamos os vídeos gravados com máquinas fotográficas digitais no YouTube – que não podem passar de 10 minutos – até aquela tia da Camcorder já faz seus filmes no celular… Com o iPhone 4 chegou a edição on the go, como diriam os americanos. Eu sou fã absoluto do iMovie para Mac, como já descrevi na Série de 10 posts sobre o assunto! Com a chegada da versão para o iPhone 4 e a evolução de sua câmera já podemos editar os filmes da viagem no hotel e só obrigar a família a ver os melhores momentos.
Como gosto – e preciso – correr para manter a saúde, sempre com o meu Nike+, como relatado neste e neste post, resolvi registrar uma corrida que fiz numa viagem a trabalho à Santiago e editá-la com o iMovie para iPhone 4.
A interface é muito simples, quando a aplicação é iniciada você cria um Projeto novo ou escolhe um existente para editar. Depois de criar um novo projeto, tem que escolher o Tema, que pode ser: Moderno, Claro, Viagem, Divertido ou Notícias. Neste exemplo eu escolhi Viagem. Ai você escolhe as fotos, ou imagens que registrou.
Quando um filme é escolhido, tudo é muito intuitivo: é possível escolher com os dedos só a parte mais interessante de cada gravação. “Clicando” duas vezes no trecho você terá acesso aos Ajustes do Clipe, onde pode escolher o estilo do Título, a Localização e se irá manter o áudio original. Escolhido o Estilo do Título, você pode digitar informações sobre a abertura, o meio ou o final do clipe.
Para passar de um clipe ao outro existem dois tipos de transições: a Dissolução Cruzada e a do Tema. Foram usadas as duas. Além dos vídeos é possível também incluir fotos; mas com uma desvantagem: não se pode incluir os Títulos (ou legendas) para explicar o significado de cada foto. Aí entra a criatividade: com a técnica das duas passadas é possível legendar as fotos!
A imagem do final do filme será um post a parte, utilizando outras aplicações associadas ao iMovie… Nada como o tempo do vôo de volta para fazer a edição.
Como já relatei neste post, o preço de US$5,99 nos faz pensar antes de comprar o aplicativo; mas para quem – assim como eu – gosta de editar os filmes, vale a pena!
APLICATIVO: iMovie
PREÇO: US$5,99
DOWNLOAD
3 comentários
Também sou fã do iMove para MAC, pena que este é restrito ao iPhone 4.
Ae meu amigo! Que legal hein? Muito boa essa ediçao.
7km?! Bastante hein?
Abs
[…] Post sobre o iMovie, havia uma última imagem, indicando o fim do filme que disse que seria explicada depois… […]