Como já falamos neste post, você pode comprar produtos na loja da Apple nos EUA sem falar com ninguém, apenas utilizando seu iPhone. Tudo muito simples, basta, por exemplo, escolher uma capa para o seu celular, colocar seu iPhone na rede WiFi da loja e abrir o aplicativo. A app já identificará o local que você está e mostrará as opções disponíveis, como pedir ajuda a um vendedor ou comprar um produto.
Para o teste escolhi um hub USB da Belkin, Depois abri o aplicativo que identificou a loja, fui na opção de comprar produtos (EasyPay), na tela apareceram instruções para que o código de barras fosse lido com a câmera do telefone. Depois disso me foi pedido meu login do iTunes e senha (usei uma conta americana), em seguida tive que digitar os últimos 4 dígitos do cartão de crédito associado à conta. Pronto! Em segundos a aplicação verificou os dados com a operadora do cartão e a compra estava finalizada, com nota fiscal e tudo.
Não pude deixar de me perguntar, e se eu pegasse o produto e fosse embora, sem fazer o “auto pagamento”, alguém iria perceber? Loja cheia, todo mundo ocupado por conta do novo iPad… Será que alguém faz isso? Resolvi conversar com um funcionário da loja sobre minha experiência da auto-compra honesta. Ele simplesmente respondeu:
A Apple confia em seus clientes!
A pronta resposta traduz a cultura da empresa, uma relação de confiança entre fabricante e consumidor. Onde se acredita que a empresa não será lesada por criar uma facilidade, que na minha cultura soou como brecha à segurança. Será que um dia estaremos preparados para isso?
– Postado pelo iPad