Durante quase duas horas Steve Jobs e seu time lançaram o iPad! Fim dos rumores, agora é oficial, começando pelo nome. Eu participei do LiveBlog no site da MacMais e transmiti também pelo Twitter do MacMinds. Os primeiros 20 minutos foram angustiantes: devido ao histérico acesso aos sites especializados, muitos ficaram fora do ar no começo! A partir do 24 minuto consegui acompanhar passo a passo pelo Gizmodo nos EUA.
Depois de apresentar os últimos resultados da Apple, Steve Jobs citou o Wall Street Journal, que também deu um tom grandioso ao lançamento mencionando a Bíblia: “Na última vez que houve essa expectativa por uma tábua, havia mandamentos escritos nela”. Depois disso ele anunciou: “Nós o chamamos de iPad”. E assim ele continuou explicando todas as características do tão aguardado produto (especificações técnicas no final do post).
Além do hardware a Apple anunciou que as aplicações do iPhone serão compatíveis com com o iPad. Foi lançado também a iBook Store (será que um dia teremos isso no Brasil?) onde será possível comprar livros para ler no tablet. O Pacote iWork também foi mencionado com uma customização especial para a tela multitoque. Para a digitação existe um teclado virtual QWERT com teclas espaçadas, esse é a minha maior curiosidade, vai ser a primeira coisa que testarei, unpacking em Abril!
Com relação a conectividade e vídeo o produto virá com um conector USB e fonte de alimentacação. Através de adaptadores também será possível conectá-lo a um monitor externo; no meu ponto de vista, fantástica essa característica pois permite que sejam feitas apresentações sem o notebook! Visite a página da Apple sobre o iPad, é muito legal!
PREÇOS: Nem a mais otimista previsão para o mercado americano esperava uma versão por USD 499,00 e nem a mais cara por USD 829,00! Temos assim um produto que se posiciona entre um iPhone e um MacBook!
Aí vão as principais características técnicas:
- Tamanho e peso:
– Altura: 24,2 cm (9.56 pol)
– Comprimento: 18,9 cm (7.47 pol)
– Profundidade: 1,3 cm (0.5 pol)
– Peso: 0,68Kg WiFi e 0,73Kg Wifi + 3G
- Display: 9.7 pol, multitoque, LED retroiluminado, 1024 x 768 com resolução de 132 ppi
- Capacidade: 16GB, 32GB, 64GB flash drive
- Processador: 1 GhZ Apple A4
- Bateria: até 10 horas de operação, pode ser carregado na USB ou através de adaptador.
- Conectividade: Wifi (802.11 a/b/g/n), Bluetooth 2.1 + EDR, 3G e USB
Crédito da imagens: Apple.com
6 comentários
Bem no estilo/specs do JooJoo ( http://thejoojoo.com/ ).
De qualquer forma era isso mesmo que imaginava: um iPhone, só que grande. Nada de revolucionário… Alguém acha essa hype toda justificada?
Pois é… É um produto complicado de se descrever pois, resumindo, ele é mesmo um iPod Touch grande.
Entendo o mercado que esse produto vem atender, mas não sei o quanto é garantido que ele emplaque. Não me entendam mal, sou fã da Apple e me recuso a usar qualquer outra plataforma há mais de uma década (desde 1995).
Há poucas semanas, um executivo da Asus proclamou a “morte dos netbooks”. Tenho visto que essa “moda” dos netbooks passou, pois as pessoas que usaram um tendem a preferir mesmo algo maior, em torno de 12 polegadas, o que já é um sub-notebook e tem um custo maior.
Os netbooks se mostraram como uma solução mal-feita para um problema que não é tão grande assim: pessoas que querem um computador ultra-portátil para tarefas simples, como navegar na web, receber e redigir e-mails, etc.
O iPad parece perfeito para preencher esse requisito. Tem, de cara, 140.000 aplicativos disponíveis e o futuro nos reserva um sem-número de aplicativos para a tela maior do iPad (1024 x 768). Vejamos: ele permite navegar na web; trocar e-mails; ver fotos e videos; escutar música; ler livros; jogar “video games”… Por mais US$ 30,00 do iWork, é possível editar textos, planilhas e apresentações simples.
É mais do que um netbook e, assim como esses, não é capaz de rodar um aplicativo pesado, como Photoshop, Logic, etc. Claro que nenhum dos dois foi criado para isso.
A diferença básica é que até seria possível alguém ter um netbook como seu único computador. Sofrível, mas possível. Já o iPad depende mais de um outro computador de mesa…
Imagino que a percepção do público definirá o sucesso ou fracasso do iPad. Se as pessoas perceberem o “valor” que ele traz — e se esse valor for desejável –, será um sucesso. Se ele for visto apenas como “um iPod Touch grandão”, vai ser um fracasso.
Bonito, não se enquadra no meu perfil de usuário por hora. Esperava pouco mais, os produtos lançados anteriores a este (mini serve, mouse e iMac Led) me surpreenderam mais.
Vejamos próximos meses que acontece com iPad, será que sai atualização ao MBW?
[…] This post was mentioned on Twitter by Bruno Biscaia and MacMinds, MacMinds. MacMinds said: Veja no MacMinds como foi o lançamento do #iPad! http://bit.ly/cGGyQ1 […]
[…] Conheça o iPad! […]
[…] 27 de janeiro, quando o iPad foi anunciado, aguardei ansiosamente o dia em que colocaria as mãos no meu! Vocês acompanharam passo a passo da […]