A palavra ícone é bem antiga, vem do termo grego εἰκών – eikon, imagem – significando uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira. Ela entrou definitivamente em nosso vocabulário com a chegada do computadores com interface gráfica, meu primeiro contato foi no Windows 3.1 quando comecei a clicar em ícones com meu mouse no 386 DLC 40MHz.. No último dia 25 a Apple lançou um novo comercial do iPad, classificando-o com um ícone. Adjetivo super merecido como presente de aniversário: há um ano atrás Steve Jobs anunciou sua criação em um evento em San Francisco.
De Hollywood às salas de aula, o iPad tem mais de 60 mil aplicações para tudo e para todos. Vá em www.apple.com/ipad e aprenda mais.
A frase acima (traduçao livre) ilustra o comercial já visto por mais de 80 mil pessoas no youtube. A peça começa com a app djay, depois segue com um check in sem papel na app American Airlines HD e segue com a clássica app do Wall Street Jornal. Claro que as apps da Apple não poderiam faltar: iBooks e Pages. E como em fevereiro teremos o Oscar, a revista Vanity Fair fechou o comercial. Abaixo a lista da aplicações: