Nesta semana, no meio de toda a turbulência financeira mundial, aconteceu um fato inédito na história contemporânea. Uma empresa que quase faliu na última década do século passado se tornou a mais valiosa companhia de capital aberto do mundo: Apple Inc. Depois de passar a Microsoft em maio no último ano como publicamos aqui, à Apple só faltava uma conquista financeira, o topo; que foi alcançado pela primeira vez no último dia 9.
Devido às oscilações e incertezas vividas no neste momento da economia mundial, esta posição não é definitiva. Hoje após fechamento das bolsas americanas hoje, a ExxonMobil (nyse XOM) superou a Apple (nasdaq AAPL) voltando a ser a primeira do mundo, com “apenas” 1,58 bilhões de dólares de vantagem, como ilustrado na imagem do Google Finance acima. Essas posições vão alternar nos próximos dias, mas a tendência, na minha opinião, é que a Maçã continue no topo.
Um grande amigo meu costuma dizer que no final, os computadores são apenas “silício prensado” de uma forma ordenada, que a areia está ai para todos! De acordo com a Wikipedia, o silex – em latim – é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre. Jobs e seu time fizeram isso valer mais que a colossal petrolífera americana ExxonMobile, provando que o valor percebido por algo construído pelo homem é maior do que algo extraído da natureza…