Depois do tempo de espera pelo download dos 4GB da nova versão do Mac OS X, todos somos iguais. Vencidos alguns problemas operacionais conseguimos um link onde baixei a 2.1MByte por segundo, uma tremenda velocidade. Lá estava o leão da figura acima aguardando meu clique para continuar.
O processo de instalação durou 43 minutos, depois disso tudo estava lá, inclusive a tela abaixando avisando sobre a Rolagem do Lion. Como já escrevemos neste post, a rolagem segue o sentido da bolinha da barra de rolagem… Já no Lion o “Natural” é que a tela se mova na direção dos seus dedos; enfim, é possível desabilitar esta opção como ilustrado abaixo.
Finder
Particularmente gostava mais dos ícones coloridos na barra lateral esquerda do Finder, seguindo a modificação feita no iTunes 10 (detalhes aqui), a Apple passou tudo para tons de cinza. Lá as novidades são: Todos os Meus Arquivos, onde seus arquivos aparecem organizados por tipo, sem fortes emoções e o AirDrop, que promete mudar o compartilhamento entre usuários.. Assunto para outro post!
Gestos
Se continuar assim na proxima versão do Mac OS precisaremos de um trackpad para cada mão, pois os 5 dedos não serão suficientes! Quando esse dia chegar, os gestos serão no espaço, a la Minority Report. Brincaderias a parte, eu particularmente gostei da nova interface. É possível chamar o LaunchPad, Mission Control, Mesa e alternar entre telas com a ponta dos dedos, fácil e intuitivo. Já estou quase decorando todas as combinações possíveis. Ele até reconhece o dedão…
Maximizando a Tela
Essa é a pergunta mais frequente dos usuários que vêm do PC, como faço para maximizar minha tela no Mac? Pronto! Agora a resposta está em um clique. No canto superior direito das aplicações que já estão preparadas para o Lion há uma setinha (abaixo) que maximiza a aplicação e a transfere para uma outra tela, independente da Mesa. Neste lugar até o Dock desaparece; se você trabalha com dois monitores, aquele que não for o principal fica vazio, ainda não consegui colocar nada lá, tipo maximizar duas telas ao mesmo tempo. Quer altenar entre as telas maximizadas? Simples: passe três dedos no trackpad na direção desejada.
Resumindo
O novo Mac OS X 10.7 Lion chegou às nossas vidas de uma nova maneira, completamente digital. No momento do seu lançamento já estava disponível para todos aqueles que quiseram comprar, sem filas, ou espera pelo correio. Acabou o custo com embalagem e logística: clique, paga, instala… Pronto! A interface com os aplicativos, tela e configurações foram a um outro nível, as gerações que começarão com este sistema vão querer saber como nós vivemos até hoje sem ela. Utilizar 4 dedos no trackpad não é corriqueiro para ninguém, mas é muito fácil se habituar. Problemas? O corretor ortográfico está com cara de poucos amigos… Estou longe de testar tudo o que o Lion trouxe de novo, mas a primeira impressão foi muito boa.
[Update] Depois da instalação, o nome do usuário apareceu ao lado do relógio, na barra de menu, quer saber como tirá-la de lá? Amanhã no MacMinds!
2 comentários
amigo pelo que deu para entender vc nao comprou o mac os x lion pela mac app store. Vc baixou por torrent? nao precisa fornecer apple id?
me ajude ai, tbm quero baixar o lion, sem gastar os 30 usd uhauha
Fernando
Eu baixei via App Store, pagando os USD 30.
Obrigado pela visita
Gino