Na última segunda-feira (6) as 8:17pm recebi o email de EOL (End Of Life) do MobileMe. A carta foi endereçada aos membros do MobileMe. Nela o MobileMe Team falou sobre as novidades do iCloud ressaltando o sincronismo sem fio da nova plataforma. No MobileMe só a agenda, email e bookmarks eram integrados com o iOS. O resto só por cabo.
Continuando a adoçar os usuários abandonados, confirmaram que o iCloud estará disponível no outono americano (nossa primavera) e será grátis para os usuários do iOS 5 e do OS X Lion. Depois disso fazem a pergunta:
O que isso significa para você como membro do MobileMe?
Quando você se cadastrar no iCloud, terá a possibilidade de continuar com seu email do MobileMe e mover email, contatos, calendário e bookmarks para o novo serviço. Para aqueles, que assim – como eu – pagaram pelo MobileMe o serviço será estendido até 30 de junho de 2012 sem custo(!) Agora, depois desta data, o MobileMe não estará mais disponível.
Esse é mais um boato que se confirma! Tal anúncio já era esperado desde o lançamento do iPad 2 em março deste ano. Assim a Apple pára de remar contra a maré e para de cobrar por um serviço que muitas empresas disponibilizam de forma gratuita.
Aí fica a dúvida: será que a qualidade do serviço será a mesma? Creio que sim, pois muito foi investido em infra-estrutura. E logo logo vão começar os “protestos” pois toda a imagem de nossos telefones estarão nas entranhas dos Servidores da Maçã. Pelo menos o endereço do data center é conhecido, como já falamos neste post!
As imagens abaixo mostram a evolução no sentido da seta. No MobileMe as informações fluiam da nuvem para os dispositivos, agora no iCloud os dados saem dos equipamentos, vão para a nuvem e podem ir para outros dispositivos.
MobileMe:
iCloud:
2 comentários
bacana, mas me tira uma duvida aqueles q assinaram o mobile.me uns 3 dias antes de lançar esse novo formato e esta naquele periodo de degustação de 60 dias, como fica, sabe dizer se será cobrado?
muito bom esse site, ja esta em meus favoritos e ja me tornei seguidor.
Anderson,
Vou pesquisar sobre o periodo de trial do MobileMe.
Obrigado pela visita
Gino