Há um tempo atrás falei do Paintbrush, um aplicativo para Mac muito útil para rápidas edições de imagens, para aqueles – que assim como eu – são orfãos do mspaint, Na edição 55 da Mac+ conheci um outro aplicativo, o Pinta Project: um aplicativo multiplataforma que dá conta do recado.
Esta app foi desenvolvida em Mono, uma plataforma aberta para desenvolvimento de aplicações que pode funcionar em diversos sistemas operacionais, como Linux, Windows e o Mac OS. Tanto é que para funcionar no Mac, é necessário baixar um framework de Mono para Mac… Traduzindo, precisamos instalar um pacote que irá fazer o meio de campo entre o Mac OS e o aplicativo. Feito isso é só rodar o Pinta.
Seus gráficos não são os mais bonitos do mundo, mas a interface é bem funcional. Uma ótima alternativa para ressaltar detalhes em figuras, recortar, incluir texto e outras coisas bem interessantes para fazer tutorias e ilustrar o blog. Como tudo na vida há um porém, o aplicativo não é indicado como alternativa para abrir arquivos png ou jpg, e se formos em Abrir->Ficheiro (do português de Portugal) os arquivos também não aparecem, a não ser que pedirmos para visualizar todos os tipos de arquivos.
Se você também já experimentou problemas com o Paintbrush, o Pinta pode ser uma ótima alternativa grátis, apesar de também não ser livre de bugs…
APLICATIVO: Pinta
PREÇO: Grátis
DOWNLOAD