Home Mac OS X Light Peak: o LP substituirá o USB? Para a Apple sim!

Light Peak: o LP substituirá o USB? Para a Apple sim!

por Gino Olivato

lpeak

Interfaces e Periféricos, única matéria que realmente uso na vida profissional após 5,5 anos de engenharia. A primeira vez que joguei o saudoso Doom entre dois computadores, foi através de um cabo serial RS-232, depois utilizei também o famoso cabo paralelo. Esta conexão foi a mais utilizada durante um bom tempo no mercado de PCs, principalmente para impressoras, mas havia também scanners, câmeras e até unidade de disco externa, como o ZipDrive da iOmega. Nesta época o mouse era serial. A primeira vez que ouvi falar de uma conexão nova, com conector simples, que permitiria ligar vários dispositivos em um único computador foi em uma loja da Apple quando conheci o iMac G3 no final da década de 90. O vendedor falava numa Universal Serial Bus… nossa atual e super popular USB.

Mais uma vez, 10 anos depois, a Apple deve adotar um interface de conexão até agora desconhecida do público em geral, o Light Peak da Intel. Prometendo velocidade de 10GBits/s e a unificação de todos os cabos, essa interface optica deve concetrar todas as conexões em um só lugar: energia, comunicação e até o cabo de vídeo deverão ser ligados na fonte do computador, desta fonte um único cabo será ligado ao micro, levando todas as informações.

De acordo com o 9to5mac, a Apple já esta patenteando a nova doca para notebook, conforme figura acima. Esta nova tecnologia deverá chegar ao mercado em 2011. Como 10 anos em informática é um eternidade, nada melhor em termos uma conexão que trabalhe à velocidade de luz! Agora fica uma pergunta que só o tempo irá responder: a nova tecnologia será chamada de LP? Será a volta da sigla que consagrou o Long Play de vinil? Veremos…

You may also like

Deixe um comentário