O que mais gosto de um dia pós anuncio da Apple é trabalhar com os fatos, e não com boatos. A quantidade de novidades foi suficiente para enfarar até o mais faminto dos blogueiros. O evento foi completo: Números, Aplicativos, Sistema Operacional e Hardware.
Números: anunciando que 33% da receita da Apple no ùltimo ano vem dos Macs, fica clara a importância desta divisão nos planos financeiros de Cupertino. Tim Cook fez uma brincadeira dizendo que esta parte da empresa ficara na posição 110 no ranking das 500 empresas da Fotune. Fiquemos todos tranquilos: foi só uma comparação, não haverá spin off na Apple!
Aplicativos: iLife´11, meu novo sonho de consumo. Com novidades no iMovie, GarageBand e iPhoto o pacote está imperdivel. No iMovie´11 existem novos filtros de audio, novos temas e a capacidade de criar Traillers, a nova sensação da edição de filmes. o iPhoto tem uma nova interface fullscreen. O GarageBand tem novas opções de aulas de música e novos efeitos. Dentre as novidades, o FaceTime chegou ao Mac OS X, pode ser baixado neste link.
Sistema Operacional: com chegada prevista para o verão americano de 2011 – inverno brasileiro – o Lion é o nome oficial do Mac OS 10.7. Buscando uma integração do consagrado iOS com o Mac OS, o Lion trás interface por gesto, a criação do Mission Control, que incluí o Exposé, Dashboard, Spaces e aplicações em tela cheia. Outra novidade, que funcionará no Snow Leopard, é a chegada da App Store ao Mac OS.
Hadware: Estrelando o tradicional One more thing dos eventos da Apple, o MacBook Air foi anunciado em duas novas versões: 13 e 11 polegadas. Com altura máxima de 1,7cm e um pouco mais de um kilo, este novo MacBook vem para trazem um novo conceito de mobilidade com o MacOS X. Os equipamentos já estão anunciados no site da Apple no Brasil, saiu tão rápido que está escrito “Precio” ao invés de Preço em nossa língua pátria (link aqui).
Para aqueles, que assim com eu, sofrem da Síndrome do Upgrade… eu quero um MacBook Air de 11´