Aconteceu de novo, como no dia 2/10, também um domingo, ontem (17) estava feliz e contente atualizando minha discoteca digital, criei novas listas e coloquei capas nos CDs arquivados no iTunes. De repente minha rede sem fio parou de funcionar. Reinicializei: Aiport Extreme, MacBook Pro, MacMini e nada… Quando tentava associar ao nome da minha rede (SSID) aparecia uma mensagem de tempo esgotado para a conexão.
Da primeira vez que aconteceu, desliguei todos os equipamentos, reconfigurei o Airport para as configurações de fábrica e fui ligando um a um… A rede voltou a funcionar, mas eu não tinha identificado a causa do problema. Desta vez fui assistir um filme para clarear as idéias; quando o filme acabou, retirei o iPhone que esta conectado ao MacMini e tudo voltou ao normal! Espetei o iPhone de novo e a rede sem fio caiu: estava identificado o problema.
No momento que o iPhone é conectado, ele diz que que há uma outra interface de rede detectada, isso aconteceu porque em meu aparelho estava habilitada a opção de Compartilhamento de Internet. O MacMini estava ligado na Airport por cabo, mesmo cancelando a opção de uma nova rede através do iPhone, houve um conflito entre compartilhar a rede pelo telefone e o fato dele também estar na rede sem fio, conclusão, a parte wireless da Airport Extreme parou de funcionar.
Assim, quando não for utilizar o iPhone como modem (tethering) deixe a opção de Compartilhamento desabilitada. Agora cuidado para não ficar tentando criar uma conexão para internet SEM reabilitar esta opção… Já passei por isso também 😉