Ontem (16/07) a Apple convocou a imprensa para falar sobre os problemas de recepção do iPhone 4. Steve Jobs fez uma apresentação de 30 minutos para um pequeno grupo de jornalistas presente. Começando com um vídeo de Jonatham Mann (@songadaymann) chamado de The iPhone 4 Antenna Song, ele abriu o evento, quebrou o gelo e foi direto ao ponto:
We are not perfect.
E depois completou “Phones aren’t perfect“. Com essa frase ele conduziu o raciocínio de que todo o aparelho celular tem queda de sinal se for segurado com a mão fechada, ou “pegada da morte” (death grip em inglês). Para isso ele mostrou vídeo de outros fabricantes (Blackberry, HTC e Samsung) mostrando a perda de sinal.
Chamando o caso de “Antennagate”, uma analogia ao Caso Watergate, escândalo que derrubou o presidente Nixon em 1974, Jobs disse que os engenheiros da Apple estão trabalhando a 22 dias para encontrar a solução do problema.
Mostrando fotos de uma câmara anecoica e baixos números de reclamação dos clientes comparados ao 3GS, o CEO da Apple conduziu sua teoria para o problema, “Nós marcamos o local” disse quando mostrou o ponto que quando agarrado enfraquece a recepção. Disse também que o erro do algoritmo ajudou a piorar a situação.
Capas; elas podem ajudar? Os testes mostram que sim e por isso a Apple irá distribuir bumpers (feitas por ela) ou capas de outros fabricantes para cada iPhone 4 até 30 de setembro. Ah, você já comprou o bumper? A Apple irá te reembolsar… se comprou capa de outro fabricante, não há reembolso…
Se mesmo com tudo isso o usuário não estiver contente, ele poderá devolver o aparelho – sem danos – e receberá todo o seu dinheiro de volta, em até 30 dias após a compra. Quanto isso vai custar a empresa só veremos no final do próximo trimestre, mas com essas opções Jobs embasou a sua declaração de amor: “We love our users“. Ele também confirmou o lançamento do iPhone em mais 17 países no final do mês – claro que o Brasil não estava na lista.
E assim, vindo de encontro com minha análise da questão, ele concluiu dizendo que a Apple está perseguindo a raiz do problema, e que a questão é:
“Smartphones have weak spots”
Smartphones têm pontos fracos (tradução livre) e a Apple apontou onde é o dela.
Em 2001 ouvi a seguinte frase em uma palestra: “Chama-se telefonia móvel porque temos que nos mover até a antena mais próxima para conseguir falar”. Ou seja, ela não é perfeita. Não está contente vá discutir com Maxwell, é uma limitação da física que conhecemos.
A Apple deu uma resposta àqueles que estavam especulando sobre a questão. A empresa não tem planos para mudança de projeto ou recall a curto prazo. Em outras palavras a mensagem do Infinite Loop foi:
- O aparelho é esse, todos tem problemas, nós dissemos onde fica o nosso;
- Vendemos 3 milhões de aparelhos e temos apenas 0,55% de reclamações sobre antenas;
- A pressão era para darmos o bumper, OK. Não há bumpers? Damos capas de outros fabricantes;
- Comprou e não gostou, devolvemos o seu dinheiro.
Veja o vídeo de abertura: The iPhone 4 Antenna Song
Para assistir ao vídeo completo da conferência, clique aqui
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