Desde que o iPhone 4 chegou às lojas, começaram as reclamações sobre a queda de sinal do telefone. Soluções bem humoradas a parte, a Apple estava devendo uma explicação oficial sobre o assunto. Nesta última sexta-feira (02/07) a Apple sottou uma carta aberta para a imprensa se posicionando sobre o fato.
Na carta é ressaltado o grande sucesso de vendas do novo telefone e que a Apple ficou surpresa com a quantidade de rewiews falando sobre o problema e foi investigar. Depois de fazer referência a outros fabricantes de telefone, dizendo que há uma queda aceitavel do nível de sinal quando o aparelho esta em uso; porém ela também ressalta que a queda de 4 ou 5 barras de sinal não é normal.
Para justificar a queda de sinal, a Apple culpa o algorítimo que calcula a quantidade de barras, dizendo que quando o sinal está fraco, a quantidade de barras mostradas é superior ao nível de sinal real, assim, quando há uma pequena queda de sinal – em um local com cobertura já fraca – há uma grande queda do número de barras, dando a impressão que o sinal caiu drasticamente. Para resolver a questão há Apple liberará uma atualização do iOS4 que alterará o algoriítimo para calcular as barras.
Eu ainda não testei o iPhone 4, e na carta a Apple diz que o problema também foi reportado no 3GS. Corrigir isso por software, não é corrigir e sim parar de mostrar. No meu ponto de vista o que importa é conseguir fazer e receber ligações e não contar as barras da tela. Se esse fix permitir isso, tudo bem; senão aguardaremos o próximo pronunciamento.
Para ler a carta na íntegra, clique aqui.
1 comentário
[…] 2 de julho a Apple (post aqui) lançou uma carta sobre essa questão, culpando o algorítimo do cálculo do nível de sinal. Essa […]