Todos os anúncios de Cupertino causam uma divisão de opiniões na blogosfera, com a Mac App Store não poderia ser diferente. Mas desta vez o descontentamento foi muito maior, e com razão. Coisas simples que poderia ser feitas não foram consideradas; sem contar que agora quem regula o que vai, ou não, chegar as prateleiras virtuais é a Apple. Extraindo a raiz quadrado do ruído sobre o lançamento da loja chegamos a 5 coisas que realmente faria a diferença se fossem implementadas:
Confirmação de Compra
Ganhar 30% do valor do aplicativo vendido é uma gorda parcela por apenas exibí-lo em sua loja. Agora nem dar a chance de arrependimento ao usuário já é de mais. Diferente do que acontece no iOS, a loja para Mac não pede confirmação para que você realize uma compra… claro que se não estiver logado, sua senha será pedida, mas a clássica tela com o “Você tem certeza que deseja…” não vem. Assim um usuário distraído pode comprar uma aplicação de 20 ou 30 dólares que se pensasse duas vezes não o faria.
Versão Trial dos aplicativos
Os desenvolvedores não têm mais a opção de lançar uma versão para teste de seus aplicativos, para esse modelo a Apple recomenda que o desenvolvedor libere essa versão em seu próprio website. Tudo bem que os softwares beta não são permitidos na loja, mas achar que o usuário vai sair da praticidade da loja para ir buscar e instalar o trial de outro site, é complicado.
Melhor integração com apps já existentes
Para mim esse é o ponto de maior decepção da nova loja da Apple. A Mac App Store não consegue lidar com o fato de você já ter um software e querer atualizá-lo pela loja, com exceção dos aplicativo próprios, é claro… Resultado, já existem aplicações com duas versões, uma para a loja e outra não, são iguaís? Não! Algumas características de certos aplicativos seriam barradas pela censura da App Store, assim o desenvolvedor teve que modificar sua aplicação para submetê-la, criando uma versão diferente da ja vendida pelo seu website.
Desinstalação completa dos aplicativos
Como todo o programa de computador instalar é prático e rápido, agora se você precisar se livrar dele começam os problemas. Para o usuário que não é fanático por tecnologia, a tarefa de limpar as prefências e outros vestígios deixados pelo aplicativo apagado não é facil. Para sumir com a app, basta arrastá-la para a lixeira, para outros vestígios eu uso o AppTrap, resenhado neste post.
Não enviar tudo para Dock
Todo o novo aplicativo instalado pela Mac App Store vai direto pro Dock, quer você queira ou não. Isso poderia ser resolvido com uma simples caixa de confirmação em Preferências, do tipo Instalar Automaticamente as Aplicações No Dock. Até o Windows pergunta isso aos usuários…
Dizer que a Mac App Store fará água é errado, ela já decolou. Mas se ela deseja ser um repostiório de aplicações bem legal para o universo Apple, vai ter que trocar o avião à hélice por um à jato.